DS Principal » Artigos » Barnabé: o Filho da Consolação
Artigos

Barnabé: o Filho da Consolação

Olá galera Graça e Paz, estamos com um blog novinho feito com muito carinho para vocês, essa é minha primeira postagem, o conteúdo anterior a esse era do antigo blog.

Nesse primeiro post vamos conhecer um pouco da pessoa e do ministério de Barnabé. Alguns dias atrás minha irmã mais nova começou a me perguntar se eu conhecia a história de Barnabé, e eu disse que conhecia superficialmente,  então ela me mandou um estudo sobre ele, e eu pensei temos que falar desse cara precisamos de mais Barnabés no mundo.

Na verdade seu nome era José, no entanto, os discípulos trocaram por Barnabé (que significa Filho da Consolação), foi um levita, natural de Chipre.  A primeira menção do seu nome foi em Atos 4: 36-37, onde a bíblia cita quem era Barnabé e fala sobre sua generosidade.

“Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a e trouxe o preço aos pés dos apóstolos.” Atos 4: 36-37

A Bíblia diz outra qualidade de Barnabé. Ele acreditava em mudança de vida.

  • Barnabé foi o primeiro a confiar em Paulo depois da sua conversão.

“E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurou ajuntar-se aos discípulos, mas todos os temiam, não crendo que fosse discípulo. Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.” Atos 9: 26-27

  • Deu uma segunda chance a João Marcos, mesmo contra a vontade de Paulo. Depois de Marcos abandonar Paulo e Barnabé em uma viagem missionária Paulo desacreditou de Marcos, porém, Barnabé em outra viagem quis dar uma nova chance a ele, a qual Paulo foi contra fazendo eles se separarem.

“E Barnabé aconselhava que tomasse consigo Marcos. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra .” Atos 15: 37:38

Outra curiosidade sobre ele, é que foi um dos poucos a serem chamados de apóstolos além dos discípulos.

Barnabé se empenhou muito nos trabalhos missionários, sendo um dos maiores exemplos para nossa geração, nos mostrando as qualidades de um servo de Deus: consolando e exortando ao próximo; não colocando seu coração nas coisas materiais e sim, sendo generoso; e principalmente acreditando na mudança de vida, na transformação que Deus faz no ser humano.

Fiquem com Deus…

Samela Alves

Samela Alves

Uma sonhadora, que ama livros, colecionar pedras e moedas. Que um dia se aventurou no mundo das palavras para escrever sobre o amor do Criador por todo nós. Apaixonada pela natureza, animes, doramas e séries, vive com um pé na realidade e o outro no mundo da imaginação, que encontrou aqui seu refúgio para escrever tudo que passa no seu coração.

Adicionar comentário

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade