DS Principal » Artigos » TOC
Artigos

TOC

Fechar a porta e verificar várias vezes se ela está fechada; lavar as mãos repetidas vezes; pensar nos mínimos detalhes, cada passo do seu dia, que pé você irá primeiro colocar no chão, com que mão você vai entregar o dinheiro ao cobrador do ônibus. Parece pequenas bobagens, porém, cuidado, você pode ter TOC. Há alguns dias fui diagnosticada com o TOC, e quero dividir com você algumas informações sobre esse transtorno.

O que é?

TOC  (transtorno obsessivo compulsivo) é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade. A principal característica são os pensamentos compulsivos e atos repetitivos, ou seja, a pessoa com TOC  repete, pensa e faz uma determinada ação inúmeras vezes. Normalmente, trata-se de ideias exageradas e irracionais de saúde, higiene, organização, simetria, perfeição, incontroláveis ou dificilmente controláveis.

Sintomas

  • Fazer coisas repetidas vezes, como verificar diversas vezes se a chave está na bolsa em um curto período de tempo;
  • Levar mais tempo que o habitual para realizar algumas tarefas;
  • Preocupação exagerada;
  • Perfeccionismo;
  • Medo de contaminação. Higiene exagerada;
  • Simetria (tudo tem que seguir determinada ordem);
  • Preocupação excessiva com a saúde;
  • Pensamentos obsessivos.

Tratamento

Esse transtorno não melhora sem tratamento, ele interfere na rotina da pessoa, causando medos e ansiedade. Infelizmente, segundo a medicina não há cura, mas com o tratamento correto o TOC é controlável. O tratamento consiste em medicamentos, terapia e exercícios físicos.

O post hoje está diferente do habitual, no entanto, queria compartilhar com vocês um pouco mais dessa doença que atinge mais de quatro milhões de brasileiros e 2% da população mundial.

Fiquem com Deus…

palavras chaves (tags)
Samela Alves

Samela Alves

Uma sonhadora, que ama livros, colecionar pedras e moedas. Que um dia se aventurou no mundo das palavras para escrever sobre o amor do Criador por todo nós. Apaixonada pela natureza, animes, doramas e séries, vive com um pé na realidade e o outro no mundo da imaginação, que encontrou aqui seu refúgio para escrever tudo que passa no seu coração.

comentário

Clique aqui para enviar um comentário

  • Amei o tópico, post super importante, muitas vezes nos pegamos fazendo isso, com certas manias, seja pela ansiedade, ou por outros detalhes que trazemos juntos com ela. A cobrança, querer estar sempre perto, não se aceitar com falhas, ou ficar mal por causa delas. Excelente tópico.
    Sabemos que tudo coopera, mesmo assim tem coisas que vamos aprendendo a lidar, que nos atrapalham, em relacionamentos e no cotidiano em geral.

    abraços. Deus Abençoe

Publicidade