DS Principal » Livros » Resenha: O livro dos Mártires
Livros

Resenha: O livro dos Mártires

Livro: O livro dos mártires

Autor: John Foxe

Editora: Mundo Cristão

Ano: 2005

Páginas: 360

“Mártir é uma pessoa submetida à pena de morte pela recusa de renunciar à fé cristã ou qualquer de seus princípios”.  (Houiass 2001)

O livro dos Mártires é um clássico da literatura mundial. Ele conta a vida e as mortes triunfantes dos mártires cristãos da história. Desde o primeiro mártir o próprio Jesus Cristo, os seus discípulos e apóstolos até os famosos mártires John Wycliffe, William Tyndale e muitos outros.

Confesso que é uma história díficil de se ler por sua primeira edição ser lançada em 1559, o livro apresenta uma linguagem mais formal, tive que recorrer ao dicionário por inúmeras vezes. Outro aspecto que me chamou a atenção foram as gravuras do artista plástico brasileiro Marcelo Moscheta ao decorrer do texto, no total são 16 gravuras da anatomia humana que nos fazem ter a sensação de entrarmos na carne desses mártires e sentirmos a sua dor.

Apesar de ser de 1559, nunca li algo tão atual e comteporâneo que nos faz pensar nesses grandes homens e mulheres de Deus que assim como Cristo deu a sua vida pór nós, eles deram sua vida por amor a Cristo.

Resenha da Editora

Porque ler esta obra em pleno século 21? Infelizmente o tema do martírio religioso recusa-se a ser relegado aos arquivos da história.  É um assunto tão comteporâneo quanto as manchetes atuais. Cristãos  em diversos países hoje vivem e defendem a sua fé sob a ameaça de morte. Muitos acabam pagando o preço máximo. Cada uma dessas mortes suscita uma interrogação na consciência de todo o cristão: o que eu faria no lugar deles? A reflexão inspirada pela morte dos mártires pode nos elevar ao cerne da nossa fé.

palavras chaves (tags)
Samela Alves

Samela Alves

Uma sonhadora, que ama livros, colecionar pedras e moedas. Que um dia se aventurou no mundo das palavras para escrever sobre o amor do Criador por todo nós. Apaixonada pela natureza, animes, doramas e séries, vive com um pé na realidade e o outro no mundo da imaginação, que encontrou aqui seu refúgio para escrever tudo que passa no seu coração.

Comentários

Clique aqui para enviar um comentário

Publicidade